top of page

"Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
 

É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

 

As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala." 
                                                                                                 

A Teia da Vida, metodologia orientada para o empoderamento pessoal e harmonização de relacionamentos, foi certificada em 2001 pelo Banco do Brasil como tecnologia social sendo também reconhecida pela UNESCO. Desenvolvida e aplicada ao longo de mais de 30 anos, baseia-se em sistemas observados na natureza. O seu objetivo passa pelo desenvolvimento de conhecimento e competências que contribuam para o viver de forma saudável, em harmonia conosco e com o que nos rodeia.

 

Propõe a utilização de modelos simplificados de representaçao das nossas realidade internas e sociais, facilitando a sua compreensão  e administração. Fornece ferramentas que contribuem para a autorealização e promove dinamicas para integrar, alinhar e harmonizar relacionamentos.

A Teia da Vida e Teia do Medo 

 

Existem dois paradigmas, dois modelos de pensamento, de motivação, de atuação. Um é responsável pela sobrevivência e preservação. O outro pela geração de Vida, no seu sentido mais amplo, mais completo, mais transcendente. São duas forças, dois sentimentos das quais derivam as nossas ações e emoções.  

 

A esses paradigmas chamamos a Teia da Vida e a Teia do Medo. Navegar em uma ou em outra, é acima de tudo, uma decisão, feita continuamente e refletida nas ações que tomamos. É através do que procuramos nas nossas vivências, que escolhemos o que focar ou ignorar.

bottom of page