AUTORREALIZAÇÃO

 

 

"A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte"

 

Gandhi  

 

 

Insatisfação é um estado de necessidade de mudança. As ferramentas para a autorrealização pessoal da Teia da Vida ajudam a identificar e gerir oportunidades para essa mudança, trabalhando e desenvolvendo a educação emocional, a administração pessoal e a definição de identidade.  

 

Disponibilizamos ferramentas e técnicas, que facilitam os processos de higiene e nutrição, necessários para manter o corpo mental e emocional alinhados e saudáveis. 

 

Propomos a utilização de processos de visulização simples, caracterizando o nosso corpo emocional de modo a tornar mais fácil a sua interpretação e gestão.

 

Metáforas para a Mente

 

O diálogo interno é o processo de pensamento por palavras. Esta conversa interna, nos ajuda a processar o mundo a nossa volta e as experiências que vivemos, a criar conhecimento e ajuda nos processos de tomada de decisão.

A representação de coadjuvantes nesse diálogo contribui para mantê-lo mais efetivo e positivo.

O observador é a nossa consciência, é o que ouvimos em momentos de calma e contemplação. É quando nos permitimos absorver os sentimentos e emoções positivas e observar as nossas vidas de forma desapegada, sem efetuar julgamentos, aceitando o que se tem e o que se quer ter.

 

A criança é a representação do conjunto de características que determinam os nossos padrões de pensamento, de sentir e agir, a nossa individualidade pessoal e social, ou seja, a nossa personalidade.

 

O animal representa o estado fisiológico característico do indivíduo, que condiciona e motiva as nossas ações e reações, portanto o nosso temperamento.

Identificar o Animal Interior

 

Perceber qual o nosso animal interno, ajuda-nos a entender melhor a nossas motivações e comportamentos. Identificá-lo é relativamente fácil, pois quando a sugestão aparece na sua cabeça, ela faz sentido, bastando escutar a intuição.

 

Para identificá-lo sugerimos que procure um local calmo e se recolha numa posição confortável. Feche os olhos, e procure inspirar e expirar profundamente, fazendo 5 ciclos e deixando, depois, a respiração normalizar. Algumas pessoas sugerem que olhar para cima ao fechar os olhos, ajuda a uma maior concentração. Então pergunte à sua criança interior qual é o seu animal interior e procure perceber a resposta, de forma relaxada e sem pressão, escutar e observar de forma passiva, sem julgar os pensamentos e imagens mentais que virão na sua mente.

 

Este é um processo que não deve ser muito demorado se for feito sem pressa. Para identificar o seu animal, a algumas pessoas bastará perguntar e a resposta virá nas suas mentes. Outras sempre souberam e só o têm de admitir. Esta é uma jornada de pesquisa interna, de autoconhecimento, até porque o animal pode mudar, assim como nós mudamos.

 

Se tiver alguma dificuldade, comece por procurar entender questões como "Qual a forma que gosto de ser tratado(a)", "O que valorizo na vida", "Com que animal identifico ou me chama a atenção", "Que características desse animal me chamam a atenção".

Propomos uma atitude ativa, em que decidimos e manifestamos as nossas vontades, desejos e necessidades. 

 

Descrevemos atitude como o comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes, ou seja, a norma de procedimentos que leva a um determinado comportamento.

 

Essa atitude, portanto, tem influência em nossas crenças, emoções, ações, necessidades etc. As ferramentas para a autorrealização pessoal Teia da Vida ajudam a avaliar e a administrar ações e emoções, a perceber e transformar de forma consciente sentimentos e crenças, alinhando o nosso comportamento com os nossos objetivos e necessidades. Ajudam na transformação de conhecimento em sabedoria necessária para sermos capazes de viver vidas mais gratificantes.

 

Abaixo você pode ver um resumo simples das ferramentas. Para baixar os guias completos, clique aqui.

GPS Pessoal: Prática diária de alinhamento que permite a otimização e orientação dos processos de higiene mental e emocional que ocorrem durante o sono acerca das experiências do dia.

 

Utilize durante 21 dias e envie-nos a sua opinião.

MAPA Pessoal: Processo de construção de futuro em que são avaliados os principais relacionamentos, percebendo as suas potencialidade e desafios. Esta perspectiva, aliada a compromisso e integridade, permite a construção de futuro.

Quetzal: Processo de edição pessoal, de buscar de conhecimento, e integração deste nas nossas vidas.

 

Praticado em grupo, revela-se um método poderoso de formação humana e construção de conhecimento pessoal. Garante a participação de todos no processo criativo e uma reflexão aprofundada sobre questões comuns. É uma ferramenta poderosa de integração e entrosamento. Geradora de capital social e de sinergias, revelam o potencial de conhecimento que há em cada um.